Lembro-me perfeitamente de escrever sobre isto. Estava mal porque me provocaram e eu bloqueei sem saber o que dizer ou fazer. Jurei naquele dia que não voltaria a ficar por baixo de ninguém. E com pessoas próximas da minha idade isso não voltou acontecer. No entanto, quando se trata de pessoas que têm idade para ser meus pais o caso muda de figura. Não tenho por habito ser mal educada com pessoas que são uns bons anos mais velhas do que eu e nem sequer as conheço. Hoje pela primeira vez entrei no comboio sem tirar o bilhete, a estação estava cheia de gente, e demoro mais de duas horas a chegar a casa. Dirigi-me logo ao revisor sem esperar que ele viesse ter comigo. Tinha dinheiro, tudo comigo, mas como competente que é, só passado 3, 4 paragens da inicial é que começou a ver os bilhetes. Começou a ser rude com as pessoas, a querer que elas desviassem as bicicletas, inclusive, uma das pessoas que era dono da bicicleta estava um pouco afastado. Ele não estava a encontrar a pessoa e disse que na paragem seguinte retirava a bicicleta para fora do comboio. Rei mesmo. Dirigi-me ao Rei, expliquei-lhe a situação ele começou aos gritos comigo a dizer que não tirava o bilhete e que me ia passar uma multa. Naquele momento senti-me uma formiga com um sapato gigante a querer me calcar. Estava sozinha e só via pessoas a minha volta completamente desconhecidas. Senti-me minima a beira dele. Esclareceu a mim e as outras pessoas que não que não me tirava o bilhete. Comecei a ficar nervosa e rebaixei-me. Tinha uma nota de 20 euros e o bilhete custa 5. Cheguei ao ponto de pedir a desconhecidos para me destrocar a nota, porque o Rei não aceitava a de 20. Um rapaz destrocou-me com cara a olhar para ele a perguntar-se se ela preciso tanta coisa. Senti-me completamente indefesa. Quando voltei para beira dos meus amigos, não aguentei e desfiz-me em lágrimas. A senhora que estava ao meu lado disse-me que ele já fez o mesmo com a filha dela e ela chegou a fazer queixa dele. E acabou por gozar com ele dando-lhe um cartão sem bilhete só para ver o que ele fazia. E com ela, ele foi educado. Tenho apenas 18 anos e ar de menina, não tenho por habito importo-me a pessoas mais velho do que eu. Mas se há uns anos jurei que nao me rebaixavam mais, agora o mesmo acontecerá com pessoas mais velhas.
( desabafo de ontem...)
Continuação...
Tenho passado o tempo todo a pensar nisto, maneiras de agir, de me impor, se o colocar no lugar. Tenho a certeza que o destino o fará e que um dia vai ter as consequências pela pessoa rude que é. Não irei fazer queixa dele, mas vou querer saber quem ele é. E até que ponto ele me podia tratar daquela forma numa situação idêntica. Comigo não voltará a ter problemas. Mas se um dia me voltar a cruzar com ele e o vir a ser rude com as pessoas apresento queixa e informo-o que desta vez tenho o bilhete. Há pessoas que nao merecem o trabalho que têm.
Obrigada querida :)
ResponderExcluirAcredita que há mesmo pessoas assim. E com tempo paciência saberás como reagir às situações. Estamos sempre a aprender!
Pelo menos retira-se sempre uma lição :)
ExcluirForça :))
ResponderExcluirObrigada Edna :)
Excluir