Pular para o conteúdo principal

Bullying


Não sei muito bem por onde começar. Reflecti muito sobre isto esta semana. Não sei que palavras vou usar. Enquanto vivi a minha vidinha esta semana ocupada com os meus trabalhos e testes, este país discutiu o Bullying. As noticias fizeram-se chegar nos pequenos tempos que parei na cozinha para fazer o meu jantar. Vi uma quantidade de videos de pessoas no youtube abordar este tema. A contar que já fizeram ou que já foram vitimas. Eu a ouvi-los, comecei a refletir se já alguma vez me tinha sentido assim. 
A situação mais próxima que vive deste Bullying que se fala agora, foi quando estava no 9º ano, uma rapariga veio ter comigo, perguntar-me porque que tinha falado mal dela, eu na minha inocência dizia que não o fiz, e la deu-me uma chapada e começou a rir-se para os amigos. Entretanto percebi que ela o tinha feito a mais gente, e só veio ter comigo porque um dos amigos dela, não ia com a minha cara nem eu com a dele. Nesse dia, comecei a chorar perto da sala que ia ter aulas a seguir. As minhas amigas encontraram-lhe, avisaram a professora. Eu com medo dizia que não queria fazer queixa. A professora quase me obrigou e a rapariga acabou a limpar as casas de banho da escola, e se passar por ela na rua hoje já não a reconheço. Posso dizer que naquele dia não tive alternativa, as pessoas ajudaram-me sem eu pedir, tudo se resolveu. Compreendo perfeitamente quando alguém tem medo de fazer queixa, mas hoje percebo que se naquela altura, aquela rapariga se achou superior a mim, há sempre alguém superior a ela que a conseguiu colocar no lugar. 
Mas nada de mais aconteceu. Há momentos que nos sentimos mal com nós mesmos e isso dá espaço a pessoas perceberem e querer-te fazer sentir pior, só para se acharem um pouco melhores. Sempre fui pequenina, miudinha com um andar estranho. Cheia de defeitos das pontas dos pés as pontas dos cabelos. Com um nariz grande e uma pernas largas e uma testa longa. Senti gozo das pessoas enquanto não me aceitava. As pessoas comentar com maldade ou não, sempre o vão fazer porque têm boca para falar e a atenção sobre elas é importante. A partir do momento que me aceitei, as pessoas deixaram de ter margem de me provocar e eu sentir-me mal com isso. Catarina és tão pequena. Baixas-te o olhar para ter atenção sobre isso. Reconheci-te pelo teu andar. Andas atento, já eu não faço ideia de como andas. Esse dedo é torto. É meu e eu gosto dele. Pequenas respostas que fazem as pessoas perceber que me aceito por isso não precisam de me criticar, porque antes de elas reparem eu já sabia que era assim. O que é isso que tens aí no braço. É uma cicatriz, fui apenas operada. Os momentos que me senti mal fizeram-me crescer, gostar mais de mim, mostrar as pessoas e principalmente a mim mesma que contudo, sou capaz de atingir os meus objetivos tão bem ou melhor que eles que ficaram para trás.
A verdade que te posso deixar que podes superar, crescer, ignorar, mudar de companhias, mudar de atitude, falar com alguém, as pessoas que te fazem sentir mal vão cair sozinhas por estarem interessados na tua vida e não da deles.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motivação, Frustração e Conflito.

A motivação é o que leva o sujeito a agir,  a iniciar um ação, continuar ou acabar. É o motor de todos os nossos comportamentos. As atitudes e os comportamentos são determinados pela motivação. Isto é um processo dinâmico, há que ter em conta as diferenças individuais e os motivos que regem as ações das pessoas. Vem da necessidade, da carência e da ausência de, do estado interno da pessoa que resulta dessa necessidade, do impulso que serve para satisfazer as necessidades fisiológicas básicas (como comer, beber, dormir) e do instinto (padrões de comportamento hereditários). A motivação vária com o contexto, tarefa, a orientação e a intensidade. Tem factores intrínsecos (características interiores do individuo) e extrínsecos (ambiente, como frio e sol). Os extrínsecos podem ser factores do acaso, ou seja não planeados ou factores contingentes (previsíveis). Podem ainda ser individuais (relacionados com a sobrevivência não aprendida) ou sociais (aprendidos através das interacções socia

Organização da mente atual.

Ando a precisar de organizar pensamentos, sentimentos, sensações, coisas dessas. Há uns meses pensava que apenas era racional que não ligava minimamente as emoções, digo de passagem que era muito mais fácil. Sinto que sou a mesma pessoa, mas com pensamentos diferentes. Bastava um rapaz olhar-me nos olhos que achava que estava apaixonada, a situação mudou. Tenho alguns amigos, e outros conhecidos e apenas com atitudes as pessoas me vão conquistando aos poucos. Facilmente as pessoas me desiludem não pelas atitudes que têm comigo, mas as que tem com outras pessoas. Antigamente importava-me demasiado com a palavra, tinham que cumprir com aquilo que diziam, se não, não ia confiar, ia descartar. Princípios que tinha, estes e outros, são a base, mas não são a pirâmide. Depois de um exame de psicologia e com aproximação de um de ética, estou totalmente capaz de frases tão celebres como anterior. Aprendi que confio aos outros aquilo que convém, e que posso contar pelos dedos das mão as p

Dream Team

A uns tempos vi uma serie de desenhos animados, Dream Team, foi uma serie que me marcou e que as vezes para tomar decisões penso no que a personagem principal faria. Sim é uma seria para crianças mas para mim mostra o que deveria ser a realidade, é um miudo que gosta de futebol mas não tem muito talento para o fazer. Vai para uma escola nova e tenta entrar para a equipa principal e forma grandes amizades. Tem atitudes fantásticas, luta todos os dias pelos seus sonhos e mostra que nunca se deve desistir junto dos seus amigos. Não sei porque que estou a escrever sobre isto, mas no entanto sinto que nesta vida há qualquer coisa que não estão bem, a situações que me custam a entender. Não percebo porque que ninguém é puro capaz de perdoar, continuar, viver, lutar, não prejudicar. Não quero criticar, quero reflectir sobre a maldade que por aí passeia. Só vivemos uma vez. E quero acreditar que existem pessoas boas por aí.