Pular para o conteúdo principal

O meu secundário #2 - Núcleo de pessoas e escolhas.

Estava decidida a conhecer pessoas. Nas primeiras semanas conheci meia escola, os amigos dos colegas, os primos, tios e enteados. Como todos estávamos a sofrer do mesmo foi fácil dizer: "Olá eu sou a Catarina..." falar de tudo e de nada começou a unir-me as pessoas. Percebi facilmente onde me integrava. 
Passado uns 1 mês, 2 os amigos dos primos dos colegas já era só sorrisos e ou nem nos falávamos. Quem era preciso ter entrado na minha vida, já tinha entrado para o bem e para o mal.
Conheci todos os feitios existentes no planeta. Simpáticos, antipáticos, os que estão literalmente nas tintas (são os que mais gosto), os coitadinhos que têm sempre desculpas, os leais, os sinceros, os amigos e a paisagem. 
Aparentávamos uma turma unida. Realmente éramos no que contava a copiar nos testes. Mas fez-me bem sermos uma turma pouco unida, aprendi a distinguir os amigos dos colegas. 
Fiz as melhores amizades do mundo. Demorou, como demora sempre comigo, para chamar amigo. 
Conheci pessoas que eram capazes de prejudicar só para se rirem. Cada um por si, uns contra os outros se necessário. 
Ocorreram  situações fantásticas, como organizarem-se para apanhar uma bebedeira. No qual respondi que não, no 10 ano, achava que nunca ia beber álcool na vida. Vi uma amiga bêbeda e não gostei da experiência. Admito era uma menina "certinha" não queria correr riscos desnecessários. Fui sempre pelo caminho mais seguro. 
No segundo período por ia, a FQ não estava fácil, o professor não explicava e eu tinha que ter nota aquela disciplina. Houve um dia que o professor decidiu fazer uma questão surpresa, algo assim. Combinamos "entre todos", unidos pela desgraça, deixar tudo em branco. Não o fiz. Respondi a pergunta e respondi acertadamente ainda por cima. No entanto, tinha usado a calculadora do professor, visto que não tinha a minha. Uma das minhas colegas não tinha. Acusaram-me de copiar só por ter sido a unica ou uma das 2 pessoas que respondeu aquilo não sei. Não vieram falar comigo sobre o assunto, fizeram queixa ao professor a minha frente numa aula.  Percebi que sim, não me uni, porque não fazia sentido, tive que levar com a "troco" de algumas pessoas. 
Há escolha que fazemos na vida que não vão agradar a todos, porque ninguém nos quer ver melhorar. 
A lei é: Ou estas ao mesmo patamar que eu, ou melhor do que eu não vais ficar. A inveja e o egoísmo fala assim, ainda bem que os conheci pessoalmente, percebi do que são capazes. 

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motivação, Frustração e Conflito.

A motivação é o que leva o sujeito a agir,  a iniciar um ação, continuar ou acabar. É o motor de todos os nossos comportamentos. As atitudes e os comportamentos são determinados pela motivação. Isto é um processo dinâmico, há que ter em conta as diferenças individuais e os motivos que regem as ações das pessoas. Vem da necessidade, da carência e da ausência de, do estado interno da pessoa que resulta dessa necessidade, do impulso que serve para satisfazer as necessidades fisiológicas básicas (como comer, beber, dormir) e do instinto (padrões de comportamento hereditários). A motivação vária com o contexto, tarefa, a orientação e a intensidade. Tem factores intrínsecos (características interiores do individuo) e extrínsecos (ambiente, como frio e sol). Os extrínsecos podem ser factores do acaso, ou seja não planeados ou factores contingentes (previsíveis). Podem ainda ser individuais (relacionados com a sobrevivência não aprendida) ou sociais (aprendidos através das interacções socia

Organização da mente atual.

Ando a precisar de organizar pensamentos, sentimentos, sensações, coisas dessas. Há uns meses pensava que apenas era racional que não ligava minimamente as emoções, digo de passagem que era muito mais fácil. Sinto que sou a mesma pessoa, mas com pensamentos diferentes. Bastava um rapaz olhar-me nos olhos que achava que estava apaixonada, a situação mudou. Tenho alguns amigos, e outros conhecidos e apenas com atitudes as pessoas me vão conquistando aos poucos. Facilmente as pessoas me desiludem não pelas atitudes que têm comigo, mas as que tem com outras pessoas. Antigamente importava-me demasiado com a palavra, tinham que cumprir com aquilo que diziam, se não, não ia confiar, ia descartar. Princípios que tinha, estes e outros, são a base, mas não são a pirâmide. Depois de um exame de psicologia e com aproximação de um de ética, estou totalmente capaz de frases tão celebres como anterior. Aprendi que confio aos outros aquilo que convém, e que posso contar pelos dedos das mão as p

Dream Team

A uns tempos vi uma serie de desenhos animados, Dream Team, foi uma serie que me marcou e que as vezes para tomar decisões penso no que a personagem principal faria. Sim é uma seria para crianças mas para mim mostra o que deveria ser a realidade, é um miudo que gosta de futebol mas não tem muito talento para o fazer. Vai para uma escola nova e tenta entrar para a equipa principal e forma grandes amizades. Tem atitudes fantásticas, luta todos os dias pelos seus sonhos e mostra que nunca se deve desistir junto dos seus amigos. Não sei porque que estou a escrever sobre isto, mas no entanto sinto que nesta vida há qualquer coisa que não estão bem, a situações que me custam a entender. Não percebo porque que ninguém é puro capaz de perdoar, continuar, viver, lutar, não prejudicar. Não quero criticar, quero reflectir sobre a maldade que por aí passeia. Só vivemos uma vez. E quero acreditar que existem pessoas boas por aí.