Pular para o conteúdo principal

Bom dia :)


Dás pelo toque do despertador ainda ensonada, toca, toca e passado alguns segundos percebes que sim, o dia começou, as tarefas da próximas horas terão que ser concretizadas. Não, mais cinco minutos. Ok, acorda Catarina que ninguém vem aqui levantar-te. Ligas a luz, pões um braço fora da cama e ainda não é agora. Um, dois, três, salta. Continuas sem ver nada nítido, mas vais pegando nas coisas, toalha, roupa interior, shampoo , gel de banho e abres a porta e deslocas-te à casa de banho. Alguém está cá fora e diz: Bom dia!, assustas-te e respondes com a voz das primeiras palavras da manhã, com um sorriso: Bom dia. Chegas ao espelho da casa de banho e observas-te e pensas, como é que a rapariga não se riu da minha figura com estes olhos e este cabelo terrível? Mas a vida continua. Depois do banho, para ti o dia oficialmente começou, já vês, já sabes falar, esqueces-te é que ainda tens que secar o cabelo e fazer a cama. Corre, falta apenas 20 minutos para a tua primeira aula. Penteias o cabelo, fazes a cama que fica mal feita, mas está feita, é o que importa. Calças-te, abres a janelas e observas o belo dia que está la fora. Sais do quarto fechas a porta, começas a descer as escadas. Espera, esqueces-te da comida. Sobes, trazes tudo, pelo menos pensas que sim. E outra rapariga se encontra a deslocar-se a sua casa de banho "Bom dia!", é tão com cumprimentar as pessoas de manhã. Desces até a cozinha e alguém está a tomar o pequeno almoço "Bom dia", a conversa desenrola-se, pergunta-te o que vais ter, e tu fazes o mesmo, conversam um pouco enquanto comem. A cozinha é o sitio onde conheces as pessoas que vivem no mesmo espaço que tu. Lavas a loiça, olhas para o relógio e dá-te vontade de ir a casa de banho. Otimo, afinal ainda tenho que lavas os dentes.  Despedes-te "Resto de um bom dia", sobes, sobes. Vais até ao quarto buscar a pasta de dentes, abres a porta da casa de banho, preparas-te para te sentar na sanita. Não, tenho que ir buscar o rolo de papel. E voltas ao quarto. Depois de tudo terminado, voltas de novo ao quarto e deixas o papel, a pasta de dentes e a escova, e vamos para as aulas. 
(...) 
O dia de aulas terminou. Depois de te despedires dos colegas, voltas de novo para a tua nova casa. Tem pessoas na cozinha, mas tu não tens que ir buscar nada. Abres a porta e dizes "Boa tarde", as pessoas sorriem respondem, sorris e sobes, sobes para o quarto. Atiras a mochila para cima da cama. Finalmente terminou o dia. Descansas meia hora. E quando percebes que tens que estudar se não vais trabalhar a fazer fiambre, abres os livros, colocas um álbum de musica no youtube, abres os powerpoints e começa a luta. Uma, duas horas e está na hora de fazes o jantar. Pensas no que vais fazer, levas o que tiveres de levar, de preferência sem te esqueceres de nada. E encontras como uma, duas, três raparigas na cozinha, voltas a cumprimentar "Olá", e como habitam o mesmo espaço, acabam por ter conversa e começas a perceber que não é assim tão mau viver num sitio com tanta partilha de espaço. Conversas sobre isto, aquilo, partilha de comida e sabores, esperas pela tua vez de lavar a tua loiça, e quando achares que são horas, sobes, sobes, preparas as coisas para o dia seguinte, vez televisão pelos sites legais ou não da internet. Falas com os teus pais e amigos ao telemóvel, deitas-te na cama, apagas as luzes, sorris, fechas o olhos e amanhã é outro dia ainda mais rápido. 

Aprendi estas semana que não custa nada cumprimentar as pessoas, faz do teu dia e do delas, muito melhor. 

Quis partilhar convosco um pouco da minha vida, como mudei para as residências e estas semanas tem sido novo para mim. No inicio custou. Mas agora sinto-me bem em lá estar. É bom conviver com pessoas diferentes, mais velhas, receberam-me super bem. Depois de dois dias lá, já me consegui adaptar ao ambiente e à rotina. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Motivação, Frustração e Conflito.

A motivação é o que leva o sujeito a agir,  a iniciar um ação, continuar ou acabar. É o motor de todos os nossos comportamentos. As atitudes e os comportamentos são determinados pela motivação. Isto é um processo dinâmico, há que ter em conta as diferenças individuais e os motivos que regem as ações das pessoas. Vem da necessidade, da carência e da ausência de, do estado interno da pessoa que resulta dessa necessidade, do impulso que serve para satisfazer as necessidades fisiológicas básicas (como comer, beber, dormir) e do instinto (padrões de comportamento hereditários). A motivação vária com o contexto, tarefa, a orientação e a intensidade. Tem factores intrínsecos (características interiores do individuo) e extrínsecos (ambiente, como frio e sol). Os extrínsecos podem ser factores do acaso, ou seja não planeados ou factores contingentes (previsíveis). Podem ainda ser individuais (relacionados com a sobrevivência não aprendida) ou sociais (aprendidos através das interacções socia

Organização da mente atual.

Ando a precisar de organizar pensamentos, sentimentos, sensações, coisas dessas. Há uns meses pensava que apenas era racional que não ligava minimamente as emoções, digo de passagem que era muito mais fácil. Sinto que sou a mesma pessoa, mas com pensamentos diferentes. Bastava um rapaz olhar-me nos olhos que achava que estava apaixonada, a situação mudou. Tenho alguns amigos, e outros conhecidos e apenas com atitudes as pessoas me vão conquistando aos poucos. Facilmente as pessoas me desiludem não pelas atitudes que têm comigo, mas as que tem com outras pessoas. Antigamente importava-me demasiado com a palavra, tinham que cumprir com aquilo que diziam, se não, não ia confiar, ia descartar. Princípios que tinha, estes e outros, são a base, mas não são a pirâmide. Depois de um exame de psicologia e com aproximação de um de ética, estou totalmente capaz de frases tão celebres como anterior. Aprendi que confio aos outros aquilo que convém, e que posso contar pelos dedos das mão as p

Dream Team

A uns tempos vi uma serie de desenhos animados, Dream Team, foi uma serie que me marcou e que as vezes para tomar decisões penso no que a personagem principal faria. Sim é uma seria para crianças mas para mim mostra o que deveria ser a realidade, é um miudo que gosta de futebol mas não tem muito talento para o fazer. Vai para uma escola nova e tenta entrar para a equipa principal e forma grandes amizades. Tem atitudes fantásticas, luta todos os dias pelos seus sonhos e mostra que nunca se deve desistir junto dos seus amigos. Não sei porque que estou a escrever sobre isto, mas no entanto sinto que nesta vida há qualquer coisa que não estão bem, a situações que me custam a entender. Não percebo porque que ninguém é puro capaz de perdoar, continuar, viver, lutar, não prejudicar. Não quero criticar, quero reflectir sobre a maldade que por aí passeia. Só vivemos uma vez. E quero acreditar que existem pessoas boas por aí.