Pular para o conteúdo principal

Impor.


Lembro-me perfeitamente de escrever sobre  isto. Estava mal porque me provocaram e eu bloqueei sem saber o que dizer ou fazer. Jurei naquele dia que não voltaria a ficar por baixo de ninguém. E com pessoas próximas da minha idade isso não voltou acontecer. No entanto, quando se trata de pessoas que têm idade para ser meus pais o caso muda de figura. Não tenho por habito ser mal educada com pessoas que são uns bons anos mais velhas do que eu e nem sequer as conheço. Hoje pela primeira vez entrei no comboio sem tirar o bilhete, a estação estava cheia de gente, e demoro mais de duas horas a chegar a casa. Dirigi-me logo ao revisor sem esperar que ele viesse ter comigo. Tinha dinheiro, tudo comigo, mas como competente que é, só passado 3, 4 paragens da inicial é que começou a ver os bilhetes. Começou a ser rude com as pessoas, a querer que elas desviassem as bicicletas, inclusive, uma das pessoas que era dono da bicicleta estava um pouco afastado. Ele não estava a encontrar a pessoa e disse que na paragem seguinte retirava a bicicleta para fora do comboio. Rei mesmo. Dirigi-me ao Rei, expliquei-lhe a situação ele começou aos gritos comigo a dizer que não tirava o bilhete e que me ia passar uma multa. Naquele momento senti-me uma formiga com um sapato gigante a querer me calcar. Estava sozinha e só via pessoas a minha volta completamente desconhecidas. Senti-me minima a beira dele. Esclareceu a mim e as outras pessoas que não que não me tirava o bilhete. Comecei a ficar nervosa e rebaixei-me. Tinha uma nota de 20 euros e o bilhete custa 5. Cheguei ao ponto de pedir a desconhecidos para me destrocar a nota, porque o Rei não aceitava a de 20. Um rapaz destrocou-me com cara a olhar para ele a perguntar-se se ela preciso tanta coisa.  Senti-me completamente indefesa. Quando voltei para beira dos meus amigos, não aguentei e desfiz-me em lágrimas. A senhora que estava ao meu lado disse-me que ele já fez o mesmo com a filha dela e ela chegou a fazer queixa dele.  E acabou por gozar com ele dando-lhe um cartão sem bilhete só para ver o que ele fazia. E com ela, ele foi educado. Tenho apenas 18 anos e ar de menina, não tenho por habito importo-me a pessoas mais velho do que eu. Mas se há uns anos jurei que nao me rebaixavam mais, agora o mesmo acontecerá com pessoas mais velhas. 
( desabafo de ontem...)

Continuação...
Tenho passado o tempo todo a pensar nisto, maneiras de agir, de me impor, se o colocar no lugar. Tenho a certeza que o destino o fará e que um dia vai ter as consequências pela pessoa rude que é. Não irei fazer queixa dele, mas vou querer saber quem ele é. E até que ponto ele me podia tratar daquela forma numa situação idêntica. Comigo não voltará a ter problemas. Mas se um dia me voltar a cruzar com ele e o vir a ser rude com as pessoas apresento queixa e informo-o que desta vez tenho o bilhete. Há pessoas que nao merecem o trabalho que têm. 

Comentários

  1. Obrigada querida :)

    Acredita que há mesmo pessoas assim. E com tempo paciência saberás como reagir às situações. Estamos sempre a aprender!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Motivação, Frustração e Conflito.

A motivação é o que leva o sujeito a agir,  a iniciar um ação, continuar ou acabar. É o motor de todos os nossos comportamentos. As atitudes e os comportamentos são determinados pela motivação. Isto é um processo dinâmico, há que ter em conta as diferenças individuais e os motivos que regem as ações das pessoas. Vem da necessidade, da carência e da ausência de, do estado interno da pessoa que resulta dessa necessidade, do impulso que serve para satisfazer as necessidades fisiológicas básicas (como comer, beber, dormir) e do instinto (padrões de comportamento hereditários). A motivação vária com o contexto, tarefa, a orientação e a intensidade. Tem factores intrínsecos (características interiores do individuo) e extrínsecos (ambiente, como frio e sol). Os extrínsecos podem ser factores do acaso, ou seja não planeados ou factores contingentes (previsíveis). Podem ainda ser individuais (relacionados com a sobrevivência não aprendida) ou sociais (aprendidos através das interacções socia

Organização da mente atual.

Ando a precisar de organizar pensamentos, sentimentos, sensações, coisas dessas. Há uns meses pensava que apenas era racional que não ligava minimamente as emoções, digo de passagem que era muito mais fácil. Sinto que sou a mesma pessoa, mas com pensamentos diferentes. Bastava um rapaz olhar-me nos olhos que achava que estava apaixonada, a situação mudou. Tenho alguns amigos, e outros conhecidos e apenas com atitudes as pessoas me vão conquistando aos poucos. Facilmente as pessoas me desiludem não pelas atitudes que têm comigo, mas as que tem com outras pessoas. Antigamente importava-me demasiado com a palavra, tinham que cumprir com aquilo que diziam, se não, não ia confiar, ia descartar. Princípios que tinha, estes e outros, são a base, mas não são a pirâmide. Depois de um exame de psicologia e com aproximação de um de ética, estou totalmente capaz de frases tão celebres como anterior. Aprendi que confio aos outros aquilo que convém, e que posso contar pelos dedos das mão as p

Dream Team

A uns tempos vi uma serie de desenhos animados, Dream Team, foi uma serie que me marcou e que as vezes para tomar decisões penso no que a personagem principal faria. Sim é uma seria para crianças mas para mim mostra o que deveria ser a realidade, é um miudo que gosta de futebol mas não tem muito talento para o fazer. Vai para uma escola nova e tenta entrar para a equipa principal e forma grandes amizades. Tem atitudes fantásticas, luta todos os dias pelos seus sonhos e mostra que nunca se deve desistir junto dos seus amigos. Não sei porque que estou a escrever sobre isto, mas no entanto sinto que nesta vida há qualquer coisa que não estão bem, a situações que me custam a entender. Não percebo porque que ninguém é puro capaz de perdoar, continuar, viver, lutar, não prejudicar. Não quero criticar, quero reflectir sobre a maldade que por aí passeia. Só vivemos uma vez. E quero acreditar que existem pessoas boas por aí.